Exercer todo o seu potencial é exercer todo o seu potencial nesse momento, não no futuro. “É assim que eu lavo pratos, que eu limpo o chão. É assim quando estou com meus filhos e com meu marido. Faço o melhor que posso. Esse é meu potencial pleno no momento, e é bom. Exercer todo o seu potencial é exercer todo o seu potencial nesse momento, não mais tarde”. BYRON KATIE, terapeuta e escritora.

Quando uma pessoa sofre com a impressão de que não está realizando todo seu potencial, segundo a abordagem terapêutica da americana Byron Katie, criadora do sistema de auto-investigação conhecido como The Work, questiona-se essa crença (de que não está se realizando todo o potencial). No caso abaixo, Katie recebe um homem que se queixa disso, de que não está preenchendo sua vida como poderia, ou “deveria”, como se estivesse sem vocação ou não realizando sua vocação, e então essa queixa é passada pelo escrutínio das  quatro simples perguntas do The Work. A primeira delas é “Isso é verdade?“. E então a segunda: “Posso dizer que isso é realmente verdade?“. Em menos de 10 minutos, antes da terceira pergunta ser feita, a crença do homem em questão está significativamente descontruída, através de um diálogo inquisitivo dinâmico e contemplativo, que prima por elementos como a sinceridade e reflexão, em que Byron recria conversas mentais e pede ajuda da platéia para demonstrar a força destrutiva de uma crença imaginária. “A imaginação, ao contrário da realidade, pode não ser confortável”, justifica Byron.

É um trabalho sobre a dimensão das crenças, e embora pareça simples, é expansor da consciência. O jogo de perguntas e respostas e inversões não tem exatamente o objetivo de reconstruir uma crença, mas sim o de libertar-se delas. Ao questioná-las, Byron visa o caráter iludido de sua essência, e então demonstra como o sofrimento nasce dessa ilusão. Há vários vídeos dela na Internet com outros exemplos de casos como este e que são uma frutífera experiência para quem tem interesse em terapia e auto-conhecimento.

— — — — —

Obs.: As legendas em português podem ser acionadas no vídeo através do controle inferior direito, pelo comando “Translate”.