Três trechos de uma explicação de Pierre Weil sobre a abordagem transpessoal na terapia:

[1] “Por terapia transpessoal designamos o conjunto dos métodos de restabelecimento da saúde pela progressiva redução da ilusão da existência de um “eu” separado do mundo”.

[2] “Podemos enfim afirmar que a psicologia transpessoal é possuidora de um enorme potencial terapêutico, pois permite transformar as formas destrutivas de energia, como o ódio, a possessividade, o orgulho competitivo, o crime e a inveja, em harmonia e paz para cada ser humano e para toda a humanidade”.

[3] “Não vivemos plenamente todo o nosso potencial. Segundo a ioga, nosso potencial tem sete níveis. Ao vivermos plenamente apenas um nível, estamos vivendo parcialmente. Se vivemos apenas preocupados com nossa segurança, com medo de sermos assaltados, concentramos toda nossa energia nesse nível. No mais primário deles (desse níveis), nosso organismo está preparado, por meio de reflexos, para reagir e nos proteger. O segundo nível refere-se ao prazer, sobretudo o sexual. Em seguida, vem o nível do poder. Esses três primeiros níveis são naturais, mas em nossa sociedade nós os exageramos. E, ao concentrar toda nossa energia nesses três primeiros níveis, não conseguimos evoluir. E isso nos prejudica, porque há dentro de nós forças muito poderosas para vivenciarmos os níveis seguintes. O primeiro deles é o amor.”

– – – – – – – – – –

Fontes: Trechos do texto “O Que É Psicologia Transpessoal” (Pierre Weil) e de entrevista de 1998 com Pierre Weil.