Um dos fundamentos da Gestalt Terapia, e em essência de todo trabalho profundo sobre si mesmo, é a conscientização de si mesmo – a consciência interior, perante si mesmo e perante o outro, sozinho e em relação às interações com o mundo (“fora”). De que estou consciente em mim? Como me sinto? O que penso? O que falo? Como experimento este momento? O que evito? O que busco? E do que estou consciente no outro? No mundo? À minha volta? Aqui e agora? (nunca ontem nem amanhã).
Nesse vídeo podemos ver Fritz Perls, o criador da Gestalt Terapia, em sessão com alguns casais, e se mantendo nessa simples tarefa de promover o exercício de auto-consciência em cada membro do casal. É simples, porém desafiador. Uma das conscientizações mais importantes, se houver, é sobre o que cada um evita em sua própria experiência, e na interação com o outro. Ao se conscientizar disso, também se conscientiza de como vive e de como experimenta a mesma evitação em outras dimensões da própria vida.
Assista e entenda um pouco de como funcionam os princípios da Gestalt dentro de uma sessão. O vídeo tem 48 minutos e está legendado em português: