Abaixo, uma meditação guiada dedicada ao processo de reflexão, gratidão e conscientização sobre a chegada de um novo ano. Esta meditação é realizada algumas vezes em sessões de terapia comigo, contendo reflexões e orientações particulares a cada pessoa que está em trabalho terapêutico, mas aqui ela está produzida de maneira genérica, que sirva a todos.
Ainda que períodos de tempo como semana, mês e ano possam ser compreendidos como linhas imaginárias, há uma mobilização pública massiva e multicultural sobre a virada de ano, que podemos compartilhar com todas as pessoas e fazer nossas próprias reflexões e meditações a respeito. Além disso, de fato temos aspectos reais de nossa vida cotidiana que usam a divisão anual — como fim e começo de períodos escolares, profissionais, fiscais, de férias, compromissos, viagens, etc — que tem impacto em nossa vida.
De qualquer maneira, de tempos em tempos, é sempre importante revisar o caminho, tomar consciência do que estamos vivendo, fazendo, de onde estamos indo, se estamos contentes com o que está ocorrendo, se há algo mais que possamos realizar, mudar, contribuir.
A intenção principal desta meditação, além de observar as experiências vividas e criar intenções para um novo tempo, é a de perceber a importância do auto-conhecimento, do olhar e do desenvolvimento interior, do trabalho terapêutico, pessoal e espiritual, que tem o maior impacto em nossas vidas. Sem ele, somos apenas hamsters correndo numa gaiola. Despertar é preciso.