O isolamento social devido à pandemia deste 2020 reforçou e consolidou o trabalho remoto no Brasil (e em outros países), e alguns serviços específicos, como a Medicina, a Psicologia, Psicoterapia e a Educação Física, encontraram refúgio importante e se consolidaram como possibilidade viável e eficiente para todas as pessoas. As “teleconsultas” médicas no Hospital Albert Einstein, em SP, por exemplo, passaram em março deste ano de uma média de 80 para 600 por dia, e não só relativas ao COVID-19 (coronavirus). A terapia online segue o mesmo caminho, tornando-se viável e eficiente para a maioria das pessoas que vinham fazendo as sessões de forma presencial.
Aqui na Hridaya Terapia passei a atender 100% online a partir da semana em que foi iniciado o isolamento social em São Paulo, para preservação dos pacientes e suas famílias, e a adesão foi plena. Por Skype, Facetime, Google Hangouts ou Whatsapp Video, a terapia online foi plenamente viabilizada e praticamente todos se adaptaram de maneira instantânea. Mesmo sendo por um motivo “forçado”, a adaptação tão rápida e fácil vem gerando um aumento mais universal no interesse pela Terapia, pela Psicologia e pela Medicina online, seguindo a percepção da viabilidade do trabalho remoto em empresas e serviços. É possível que esteja nascendo uma tendência mais permanente, e inclusive uma mudança de paradigma nessa área. Embora áreas como a Medicina precisem muito de sistemas de diagnósticos e observação presenciais.
Numa análise mais objetiva, a terapia online não consegue reproduzir 100% das capacidades que as sessões presenciais tem, principalmente nas abordagens que usam bastante o trabalho com o corpo ou intervenções que envolvem arte, teatro, psicodrama e qualquer interação mais corporal. A maioria das abordagens, no entanto, consegue quase que plenamente sua realização como psicoterapia online, e possuem algumas vantagens que, para alguns, são impossíveis de serem atendidas pela terapia presencial. Esse é o ponto em que a terapia online se torna mais vantajosa, e, em muitos casos, a única possível.
As três principais vantagens da terapia online são as seguintes:
1 — Superação da distância geográfica. Com a terapia online, pessoas que moram em cidades do interior, por exemplo, sem qualquer oferta de terapia, ou com baixa oferta desse serviço, conseguem finalmente fazer terapia. De casa. Muitas pessoas vinham viajando 1h ou 2h para chegar à cidades onde há consultórios de psicoterapia, e agora podem se sentir mais confiantes em fazer sua terapia sem esse grande esforço. E mesmo pessoas próximas ou nos próprios centros urbanos, como em São Paulo, muitas vezes preferem fazer suas sessões online do que enfrentar 1h ou mais de trânsito difícil.
2 — Acesso à diferentes abordagens terapêuticas. Muitas vezes, mesmo em cidades grandes ou capitais, é difícil encontrar terapeutas de uma determinada abordagem psicológica. Mesmo as abordagens mais populares, às vezes, apresentam dificuldades para encontrar terapeutas, ou terapeutas disponíveis, ou terapeutas num valor viável, ou que tenham sintonia no contato pessoal. Com a terapia online, isso pode ser superado, e pessoas de qualquer lugar do mundo podem encontrar terapeutas que preencham suas necessidades.
3 — Sintonia em requisitos básicos. O principal requisito básico é a língua, caso dos brasileiros no exterior, por exemplo. Aqueles que moram na França ou na Alemanha ou em qualquer país com língua diferente do Português e não possuem fluência na língua, podem ter dificuldades de realizar terapia presencial com um psicoterapeuta nativo. Outras, mesmo tendo fluência, preferem um terapeuta da sua terra natal, que entende sua cultura, sua história e suas características.
Ainda assim, cada pessoa tem uma relação particular com a modalidade (presencial ou online) de terapia. É assim também com a abordagem terapêutica e com o(a) próprio terapeuta. Mesmo com as barreiras da terapia online reduzidas, ou superadas, cada pessoa deve seguir a própria intenção e vontade ao iniciar seu trabalho terapêutico.
Para saber mais da terapia online na Hridaya Terapia e como funciona, veja aqui.