A escola do Centro de Apoio O Visconde, em São Paulo, é mais uma escola brasileira que adota a meditação como instrumento do desenvolvimento pessoal e educativo, melhorando a vida e os estudos de seus alunos e ganhando destaque no jornal Folha de S.Paulo, na edição da “Folhinha” de 29/11/2014.
A matéria cita a orientadora do Centro localizado no Real Parque, na zona oeste de São Paulo-SP, Glenir Monte, de 31 anos, que diz que a mudança de comportamento é visível. “Antes eles tinham muito problema de relacionamento, hoje convivem melhor“.
A meditação sem fundo religioso e como instrumento de auto-conhecimento e apaziguamento de corpo e mente tem efeitos em praticamente todas as dimensões humanas — física, emocional, mental, espiritual, profissional, social — e em todas as idades. A meditação em sala de aula não ajuda apenas as crianças a serem melhores alunas, mas a serem melhores pessoas, consigo mesmas e com os outros. E como efeito colateral, podem acabar levando para casa uma paz e uma felicidade que muitos lares hoje tem carência, seja pelo trabalho dos pais ou pelo excesso de distrações de entretenimento e tecnologia que toma conta de muitos lares. A meditação coloca a criança em contato com uma paz interior e uma presença de vida que equilibra e cura a sensação de constante escassez que a cultura ocidental desenvolve, através de sua agressiva propaganda consumista e disputa, mantendo assim o espírito de alegria espontânea e crescimento natural das crianças. Isso, sem dúvida, ajuda a construir um mundo melhor, mais cooperativo, saudável e pacífico.