Meditação

Aulas, Workshops & Integrada à Terapia

Aula Individual de Meditação.

As Aulas Individuais de Meditação são instruções básicas detalhadas para que qualquer pessoa possa começar ou avançar sua prática individual de meditação sentada em casa ou em qualquer lugar.

A meditação sentada é a base de toda prática de meditação e é a prática-régia para o auto-conhecimento segundo as ciências contemplativas. Antes praticada apenas por monges e iogues, hoje está se difundidindo, ganhando novos nomes e formas, e está beneficiando a todos.

As instruções são baseadas nos ensinamentos originais ancestrais da prática, principalmente do Yoga e do Budismo, mas é uma prática fundamentalmente universal, não-religiosa, não-sectária e aberta a todos. Durante as aulas também serão apresentadas as diferentes visões das escolas de meditação, ajudando assim a compreender a prática e a perceber os objetivos em comum. A meditação é em essência uma prática de presença consigo mesmo, de aprofundamento em si mesmo e de transcendência, Mas é ampla e transformadora, pois também promove a ampliação da visão clara interna dos nossos próprios processos (mentais, emocionais e físicos), abre o ser para a tomada de consciência, para a pacificação, para o treinamento da mente, promove também a familiarização consigo mesmo e o aprofundamento natural da compreensão, para além dos limites conhecidos do indivíduo.

Além disso, a meditação também traz diversas consequências físicas e psíquicas positivas para a saúde do corpo e da mente, e o campo de pesquisas científicas que comprovam isso vem crescendo mais e mais, incluindo instituições de grande reputação como Harvard University e MIT.

As Aulas Individuais de Meditação são encontros de 1H, realizados no consultório da Hridaya Terapia, em São Paulo, e variam de 4 a 12 encontros.

Consulte para a possibilidade de aulas individuais na sua residência ou empresa.

Em parceria com a empresa Mind The Box, também pode ser incluído almofada e tapete de meditação projetados especialmente para sua prática.

oṁ asato mā sat gamaya – Conduza-me da ilusão para a Verdade
tamaso mā jyotir gamaya – Da escuridão para a Luz
mṛtyor mā amṛtaṁ gamaya – Da morte para a imortalidade

Este é um conhecido mantra da pioneira tradição espiritual indiana, parte do Bṛhadāraṇyaka Upanishad (1.3.28), datado de aproximadamente 2.600 anos e considerado um aspiração eterna da humanidade, talvez ainda mais em nossa época, depois de entendermos à nossa maneira ocidental – por Freud, Jung, Perls, Maslow – o que significa caminhar do irreal para o real, da confusão para a claridade, da decadência para a vida. O mantra termina com “oṁ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ” (que haja paz, paz, paz).

Workshops e Encontros de Meditação.

encontro-meditacao-una-221116Os Encontros e Workshops de Meditação são encontros em grupo de temática e formato livres, a serem planejados caso-a-caso, mas geralmente tratam da visão geral sobre a Meditação (veja imagem) e/ou de aspectos específicos, como Presença, Postura, Transcendência, Auto-conhecimento, Instruções Fundamentais e Prática. Os encontros tem formatos variados, de palestras a reuniões 100% práticas. Os Workshops são encontros de 4H ou 8H (dia inteiro) e seguem um roteiro conhecido de Visão, Instrução e Prática. Os Workshops contam com a assistência da MIND the BOX, que fornece materiais especialmente projetados para a prática, como tapetes e almofadas.

Se você tiver interesse em promover um para um grupo específico, consulte-me.

❝Meditar é oferecer sua genuína presença para você mesmo em cada momento❞.
— Thich Nhat Hanh, monge Zen

Meditação integrada à Terapia.

A meditação está integrada à terapia realizada na Hridaya Terapia de várias formas. Primeiro, como instrumento de aprofundamento da consciência durante as sessões, em forma de Meditações Guiadas, dirigidas a momentos específicos de cada pessoa. Também como exercícios de Mindfulness, ou atenção plena ao momento presente sem julgamento, que também é um poderoso instrumento terapêutico e de cultivo para a vida. E também como a prática da meditação em silêncio, com instruções semelhantes às das aulas individuais e orientadas à prática regular, que amplia os horizontes de qualquer trabalho sobre si mesmo, inclusive da terapia.

Mas a essência da meditação faz parte de todo o processo terapêutico, que é centrada na consciência de si mesmo, na atenção e no “dar-se conta” (awareness).

Se você iniciar o trabalho terapêutico aqui, essas práticas já estão devidamente incluídas.

Dúvidas a respeito da meditação e das aulas

Qualquer pessoa pode meditar?

Sim. Qualquer pessoa. A meditação está relacionada com a essência de todos os seres humanos, e não com sexo, características físicas ou alguma outra diferença. A questão não é poder, é querer. É ter o desejo de começar e praticar.

 

É possível que eu pense demais e não consiga meditar?

O equívoco mais comum a respeito da meditação é exatamente este. É possível que você pense demais sim, e não só possível, mas provável, ainda mais em nosso mundo que super-estimula a ment. Mas quanto mais pensamentos, quanto mais caoticamente está nossa mente, mais necessidade há de ser praticar e construir uma nova relação e um novo estado mental para essa situação insatisfatória. Uma força, um controle, uma pacificação, uma condição positiva e mais clara e sábia. Sem a prática, dificilmente a mente conseguirá sair dessa situação negativa, da confusão e de sustentar a saída a longo prazo. Portanto, sim, todos conseguem meditar.

O único pré-requisito já existe, a consciência. O que é preciso é o desenvolvimento da atenção interna e da pacificação, e um dos objetivos de ser praticar regularmente é justamente esse, criar a base para o qual a consciência possa existir em plenitude.

 

Já tentei mas não consigo manter a prática. Será que tem jeito?

Jeito tem, é preciso desenvolver força de vontade e  disciplina. Que são, em si, parte da própria prática.

 

Qual é o objetivo da meditação exatamente?

O principal é o auto-conhecimento que implica naturalmente em um despertar, algo que poderia ser traduzido como uma compreensão infinitamente mais clara e reveladora a respeito da vida, da existência e de si mesmo. O objetivo instrumental mais imediato é criar uma prática onde exista uma condição mental favorável a esse auto-conhecimento e a esse despertar, que passa por uma pacificação da mente, uma concentração básica, o desenvolvimento da atenção plena e novas percepções a respeito da experiência de viver. A meditação corretamente praticada vai permitir esse caminho ser trilhado e realizado.

 

Não tenho espaço em casa pra meditar. Como faço?

Sempre há. No início, é possível improvisar em algum cômodo da casa. Depois, o futuro criará as condições, caso a prática avance.

 

Não tenho tempo pra meditar, mas gostaria. É possível meditar só de vez em quando? Qual a frequência recomendada?

É possível meditar quando você quiser. Cada momento vivido com consciência é um momento mais acordado na vida, um momento onde há mais possibilidade de liberdade, desfrute, percepção e menos condicionamento.

A recomendação da maioria das escolas é que seja uma prática diária. Há um entendimento que quanto mais vezes, por menor que seja o tempo, como, por exemplo, 5 minutos, melhor. Em termos de prática, é melhor praticar 5 minutos todo dia do que 1 hora uma vez por semana. Mas a prática deve ser ajustar a cada pessoa, e por isso as aulas individuais são valiosas, pois podemos resolver a prática com consciência e sem ilusões logo de início.

//////////