A Terapia Holística é a terapia que se baseia na abordagem holística de compreender e tratar doenças, desequilíbrios e pessoas. Mais do que isso, baseia sua própria visão de ser humano e de vida no Holismo. O Holismo (holos = todo) é aquilo que compreende o todo, e não somente as partes ou a soma das partes. Como dizia Aristóteles, o todo é uma “soma maior que suas partes“. Assim, doenças e desequilíbrios são pesquisados e tratados de maneira a compreender tudo o que o envolve, e não somente a parte individualmente.

Na abordagem médica convencional, por exemplo, um órgão geralmente é tratado como um órgão isoladamente, assim como a doença é tratada como um evento individual, uma manifestação de desequilíbrio de um tecido ou órgão ou outra estrutura, que precisa ser curada individualmente (uma gastrite, um terçol, um tumor), sem a pesquisa de outras causas contribuintes, paralelas ou mais amplas — sejam físicas, sistêmicas ou psíquicas. Assim, uma gastrite é tratada como uma manifestação isolada no estômago.

Na abordagem holística, tanto a causa quanto o tratamento são realizados levando-se em conta a rede completa das partes colaborativas atuantes de uma doença ou desequilíbrio. Por isso, a abordagem holística é sistêmica, ou seja, leva em conta os sistemas que agem em um organismo – alimentação, família, sociedade, história, genética, trabalho, corpo, mente, etc. Assim, ao entender e tratar uma condição como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o terapeuta holístico busca não somente a investigação da saúde das redes neurais que compreendem a atenção, a supressão de distrações e a hiperatividade, mas também o ambiente completo do paciente, os desafios em que ele está inserido, as relações (familiares, amizades, escolares), sua alimentação, seus hábitos e outras causas que podem contribuir para o estabelecimento e manutenção da condição. E não somente a investigação dos aparelhos físicos humanos (cérebro, olhos, neurônios) envolvidos na tarefa da atenção. Há, além e mais profundamente que isso, a dimensão humana e da consciência, que transformam um transtorno em algo mais amplo, que pode conter significados, mecanismos e influências de sistemas diversos e que, por sua vez, requer uma cura que envolva esses aspectos.

A Terapia Holística é, assim, a terapia que considera as dimensões mais amplas e o todo no diagnóstico e no tratamento. Um órgão está dentro de um todo, e esse todo pode ser formado por sistemas complexos como a mente, o corpo, as condições sociais, a família, a natureza ao redor, a cultura, etc. Na Terapia Holística, mesmo que o tratamento seja tópico, como uma ação específica num órgão ou num ponto ou num elemento, ele estará sempre considerando e tratando o todo.

A Gestalt Terapia e o Ayurveda, duas das abordagens centrais da Hridaya Terapia, são fundamentadas em abordagens de saúde humana holísticas.